Ressecamento, fragilidade, porosidade, dificuldade na distribuição da oleosidade da raiz às pontas são alguns dos desafios encontrados por pessoas de cabelo crespo. Daí a importância de tomar alguns cuidados essenciais para evitar que o cabelo fique sem força, brilho e hidratação dos fios. Separamos 07 cuidados com cabelos crespos para você se atentar!
Quais são os tipos de cabelos crespos?
Antes de falarmos sobre os cuidados, é preciso conhecer um pouco mais sobre os tipos de cabelos crespos. Vamos a eles:
4A – Os cachinhos são mais fechadinhos e podemos perceber nitidamente a definição, porém são porosos e é isso o que os diferenciam dos tipos cacheados. As pontas também são mais ressecadas;
4B – Consiste em uma mistura de cachos mais fechados e com formato em ziguezague. São mais frágeis e quebradiços;
4C – Os cachos são bem apertadinhos e ainda mais porosos, são aqueles visuais estilo black power e requerem uma atenção extra quanto à hidratação, pois tendem a ser mais ressecados que os tipos 4A e 4B.
01 – EVITE ÁGUA QUENTE:
O excesso de água quente prejudica o cabelo crespo, pois retira a oleosidade natural dos fios. Opte por água morna ou fria sempre que possível.
02 – CUIDADO AO DESEMBARAÇAR:
Primeira dica: comece a desembaraçar pelas pontas para não quebrar os fios.
Segunda dica: não desembarace o cabelo com os fios secos. Para desembaraça-los de forma correta, faça durante o banho.
03 – NÃO USE MAIS TOALHA COMUM:
A toalha comum gera excesso de frizz em cabelos crespos. Troque por uma camiseta 100% algodão que você não utiliza mais ou uma toalha de microfibra.
04 – SHAMPOO SOMENTE NA RAIZ:
Por conta dos ativos adstringentes, o shampoo pode remover a oleosidade dos fios, deixando-os ressecados. Portanto, não aplique o produto no comprimento das pontas, apenas na raiz.
05 – UTILIZE FRONHA DE CETIM:
O cetim não drena muita água do cabelo como o algodão, fazendo com que as madeixas fiquem mais hidratadas, definidas e brilhantes no day after (dia seguinte). Naturalmente, cabelos crespos possuem tendência a terem fios mais secos, portanto, a fronha de cetim se torna uma excelente opção.
06 – HIDRATE CONSTANTEMENTE:
A hidratação é fundamental para cabelos crespos. Procure inserir na sua rotina capilar ao menos 03x por semana.
07 – FAÇA UMECTAÇÃO CAPILAR:
Como os cabelos crespos apresentam carência na oleosidade natural, a umectação será uma importante aliada para a saúde do cabelo. Use máscaras hidratantes enriquecidas com óleos ou opte por óleos vegetais puros.
Conclusão
Cabelos crespos podem ser divididos em três tipos: 4A / 4B / 4C. Ambos precisam de cuidados específicos e diários para se manterem saudáveis, fortes e definidos. Ressecamento, fragilidade, porosidade e perda de oleosidade natural são alguns dos obstáculos encontrados por pessoas de cabelos crespos e, por isso, precisam se atentar aos cuidados, como: evitar água quente; Desembraçar o cabelo apenas com ele molhado; Fazer umectação; Realizar hidratação semanal e dar a preferência para a fronha de cetim na hora de dormir.